Desafio Semanal

Os desafios de ser um escritor no Brasil

Anderson R.


Como é ser um novo escritor no Brasil? É um tema tão abordado é criticado por mim, mas que escrever torna-se um tanto quanto difícil. Colocar esse tema em palavras era para ser sim, mais fácil, mas vou tentar ser direto e objetivo.

Infelizmente, no nosso país quem tem mais visibilidade são os escritores de fora, aqui no Brasil, a própria editora tira o sonho de novos escritores de conseguirem publicar um livro, cobrando pelo serviço, e os preços são exageradamente absurdos, e abusivos. Muitos dos novos escritores, não tem dinheiro, e eles cobram no mínimo R$800,00 para publicarem 100 cópias do seu livro, e muitas vezes, essas cópias são entregues ao autor para ELE correr atrás, as editoras não ajudam, aqui no Brasil só se ver propaganda de escritores internacionais, as pessoas criticam o Brasil na parte da literatura, que não aparece um escritor há muito tempo, mas como vai aparecer se as próprias editoras não querem ajudar?



 O mercado brasileiro parece que foca apenas em livros de auto ajuda, e se brasileiro quisesse ler apenas auto ajuda, as vendas e as procuras por livros com temas de aventura, drama, comédia, suspense, terror, romance, não teriam leitores, não teriam altas vendagens no Brasil. Paulo Coelho um escritor internacional, o único que me lembro de ter tal prestígio, conseguiu publicar seu livro no Brasil, porque primeiro publicou fora, para DEPOIS chegar ao Brasil, então fica a questão, um novo escritor brasileiro para conseguir entrar no mercado da literatura brasileira, tem que conseguir publicar lá fora primeiro para depois ser visto aqui pelas editoras, e elas começarem a "matar uma por uma" para conseguir publicar seu livro.

Então, meu texto é mais uma crítica para as editoras no Brasil, elas deveriam acreditar e MUITO no potencial dos novos escritores, sejam jovens ou não. Brasil tem escritores para aparecer no cenário literário como novos Robin Cook, Stephen King, George R. R. Martin, J. K. Rowling, e até mesmo escritores com teor adulto puxando ao estilo de E. L. James.

Então, se você não souber inglês para transformar seu livro e tentar fora do país, deve preparar o bolso para os preços abusivos que existem aqui. Mas mesmo assim, eu ACREDITO no potencial dos novos escritores que o Brasil esconde e que as editoras escondem e NÃO QUEREM VER. 
Aos novos, assim como eu, só digo uma coisa, o reconhecimento de poucos, vale mais que o reconhecimento forçado e comprado de uma simples editora!

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário