Desafio Semanal

A Dificuldade de ser escritor no Brasil

Autor: Iago Victor

Eu sempre imaginei que o mundo literário brasileiro fosse algo extremamente difícil de acessar e quando você é um escritor novato que não tem nem fama tudo tende a se tornar ainda mais difícil.

Eu mesmo, autor do livro QUEDA LIVRE (a venda na Saraiva em formato E-book e em breve em versão impressa) sei o quanto é difícil ser aceito em uma Editora. Vou contar algo que pode abalar sua confiança de entrar no mundo literário, mas essa verdade precisa ser dita!


Eu enviei meu original para dez editoras (sim, não menos do que dez) e depois de longos seis meses somente duas me fizeram uma proposta (as outras nem ao menos responderam). Dessas duas, uma delas a qual eu quase fechei contrato foi super carinhosa comigo e tudo mais, até o momento em que disse que eu teria de comprar 500 exemplares do meu próprio original e eles arcariam com os custos dos outros 1000, veja bem eu tenho formação acadêmica em logística de mercado e sei como funciona uma empresa e sei que a mesma precisa lucrar. Acontece que de acordo com a proposta deles eu teria de pagar 14.500 reais em até quatro vezes sem juros (nossa quanta vantagem né! ¬¬) e quando eu informei ao editor que não tinha essa quantia até porque eu estava começando no mundo literário e que precisava de incentivo, ele simplesmente parou de responder meus emails e fingiu que eu não existia mais.

A segunda editora que me aceitou essa sim a que eu assinei meu contrato de lançamento, já teve uma postura totalmente diferente. Eu não vou precisar pagar pelos meus livros impressos, viu como há uma grande diferença?

O mercado editorial no Brasil e em grande parte do mundo é cruel e vai te trucidar quando perceber que você é novato (isso quando eles se derem ao trabalho de olhar para você), e você fica aguardando meses até eles te darem um pé na bunda! Aceite isso: desfaça o sonho de que uma editora vai gostar do seu original e fazer dele uma nova saga Harry Potter e você não vai gastar um centavo com isso porque as chances disso acontecer são as mesmas de eu me tornar presidente da república.


Minha dica é: escreva como só você sabe, escreva o melhor que puder, o melhor mesmo! Comece mandando seu original para uma editora sob demanda que seja realmente uma editora e não somente uma gráfica. Vai demorar anos para chegar até o mundo literário de prestígio,mas você pelo menos chegará lá sem ter que ter desembolsado alguns milhares de reais.

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

1 comentários: