Desenvolvimento de Redação - Dicas de Redação #3

Fala galera! Como combinamos, essa semana vamos treinar nosso desenvolvimento de redação, ou seja, nossos segundo e terceiro parágrafo. Vamos lá?


Desenvolvimento de Redação



  Como eu havia falado nas aulas anteriores, no desenvolvimento da sua redação você deve apresentar possíveis soluções para o problema proposto na prova, isto é, o segundo e terceiro parágrafos são essenciais para que você consiga provar que conhece e sabe abordar o tema em questão.

Devemos nos atentar primeiro para os dois requisitos a seguir:

Citações:
  
     Por mais que citar diversos autores faz com que você pareça "super culto" e "engajado" no tema que está desenvolvendo, se você não souber a forma correta de fazer essa citação você acabará "enfeitando" muito a sua redação e tornando-a extremamente massante, além de ter excesso de conteúdo (sim, isso existe).
    Eu sei que quando você conhece de fato um assunto, você quer provar para todo mundo isso e deseja citar diversos autores que compartilham da sua ideia e na teoria isso funciona, só que cuidado ao fazer isso em meio a uma redação. Você pode acabar citando demais e esquecendo de colocar suas próprias ideias e isso desqualifica seu texto completamente.
    Eu sugiro que meus alunos façam de uma a duas citações, caso as conheçam profundamente e somente neste caso. Se você não tem certeza a respeito de uma citação, se não sabe a ordem exata das palavras ou o nome do autor, não cite. 
     Quando e se precisar fazer uma, cite as frases correta e precisamente. 


Redundâncias:

     Cuidado também na maneira com que você escreve, por mais que você tenha que desenvolver suas ideias e teses, se ficar toda a hora batendo na mesma tecla (assim como eu tanto falei para não citarem rs) a sua redação pode acabar virando um "bambolê" e se tornando muito chata e difícil de ser lida. Tente ser objetivo, e ser objetivo não é a mesma coisa que escrever pouco. Ser objetivo significa conseguir colocar suas ideias de forma direta e precisa, tornando seu texto fluído e de excelente qualidade.
    Ficar repetindo palavras ou termos costumam empobrecer seu texto, pois significa que você tem um vocabulário limitado. Isso significa que você deve colocar diversos termos que delimitam sua vasta eloquência da linguística portuguesa? Não. Use palavras sofisticadas apenas quando souber o seu significado e ocasião de uso. Colocar diversas palavras "difíceis" sem qualquer motivo não torna seu texto bonito, o torna estranho.

Propostas:

     Minha sugestão pessoal é que um parágrafo bem construído não precisa ter um limite de linhas, é claro que você não vai fazer um parágrafo com apenas uma linha, então eu sugiro que ao fazer um desenvolvimento, coloque no segundo parágrafo o problema abordando toda a sua abrangência, principalmente nos pontos que você pretende solucionar.
    No terceiro parágrafo tente usar argumentos sólidos para propor uma solução para os problemas citados no primeiro e segundo parágrafos especificamente, isso mantém a estética do seu texto.


Dúvidas? Deixe aqui nos comentários ou mande um email para fixacaoliteraria@gmail.com e eu lhe responderei com o maior prazer ;)

Semana que vem a aula será a respeito de Coesão e Coerência.

Até lá!!
________________________________________
Olá, me chamo Iago Victor, escritor, marido dedicado e professor de Literatura, Língua Portuguesa e Língua Inglesa nas horas vagas. De vez em quando toco guitarra e violão e invento de gerenciar um blog, que por sinal amo muito!!

"Eu faço o meu melhor para formar os melhores."  

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário