Dicas de redação #1 com o professor Iago Victor

Fala galera! Como minha câmera quebrou e não tenho como conseguir outra nesse momento, teremos uma aula escrita (e caso eu consiga consertar a câmera tudo volta ao normal c: )

Bom, para vocês que vão prestar vestibular esse ano e encaram a redação como sendo o maior desafio da prova, estou aqui para te dar algumas dicas a respeito da redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aproveitem!!


Dicas de redação #1


Não se esqueça que a redação do ENEM deve ser construída na forma de um texto dissertativo argumentativo, ou seja,  ao receber o assunto proposto na prova (imigração ilegal no Brasil, por exemplo) você deve elaborar um texto que tenha:


  • o seu ponto de vista em relação ao assunto;
  • tese inicial que comprove o seu ponto de vista;

Certo, o que seria isso? Vamos lá!

Inicialmente, vamos considerar o exemplo dado a respeito da imigração. O que você deve ter em mente na hora de construir seu texto.

Uma dica que dou aos meus alunos é que você deve criar a estrutura do seu texto, se atenha a essa estrutura e o sucesso é quase certo. A estrutura que eu recomendo é essa:



Problemática: Se o assunto é imigração ilegal, o que ela é para o Brasil? É um problema? 

Qual problema ela pode ocasionar: Considerando que a imigração ilegal é um problema, o que ela pode trazer de malefícios para o Brasil?

Razões para o problema: Por que esses problemas estão acontecendo? Consegue imaginar um?

Soluções: Proponha uma ideia consolidada que possa justificar seu ponto de vista.

É Viável: Se colocarmos sua ideia em prática, ela pode solucionar esses problemas?

Conclusão: Finalize seu texto enfatizando suas ideias, sem ser redundante e sempre com confiança, tenha certeza daquilo que está escrevendo.


Agora que temos a estrutura da sua redação, vamos construí-la:


Introdução:

Conhecido também como primeiro parágrafo, é o principal responsável por eliminações ou aprovações de redações. Nele você deve apresentar o tema e o problema a ser desenvolvido na sua redação juntamente de sua tese. Os argumentos que você irá utilizar estarão mais para frente.

Desenvolvimento:

A partir do segundo parágrafo você começa a introduzir seus argumentos, pontos de vista e possíveis soluções para o problema em questão. Se você afirmou no primeiro parágrafo que a imigração ilegal é um problema, no segundo você deve argumentar de forma que sustente a sua afirmação anterior.

Conclusão:

Retome o que você escreveu no primeiro parágrafo e conclua de forma que evidencie seus argumentos e tente provar que suas soluções para aquele problema de fato o resolveriam.



Na próxima aula, eu abordarei cada assunto individualmente, começando pela introdução da sua redação. (esperamos que através de uma video aula)

Se ficou com alguma dúvida, deixe aí nos comentários que eu respondo com o maior prazer! Fique ligado para as próximas aulas e estou a disposição para tirar quaisquer dúvidas ;)

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

2 comentários: