Pague o quanto achar que vale!

Se eu te disser que você pode adquirir livros excelentes e em perfeito estado, por $2,00, você acreditaria? VAI ACREDITAR!
por Iago Victor



Aqui em São Paulo existe um projeto maravilhoso chamado "Pague o quanto achar que vale" que funciona como uma máquina de guloseimas ou de café, em que você deposita uma quantia em dinheiro e ela te dá o produto desejado.

Esse projeto nasceu a alguns anos e segundo dados da própria empresa dona do projeto, a 24x7, essas máquinas chegaram a vender cerca de 80 mil livros até agora. 

Como um bom paulista que sou, sempre compro coisas por preço baixo porque amo coisas em liquidação e, um belo dia em que eu estava lá, pimpão e serelepe andando pela estação de metrô do Brás, me deparei com essa magnífica máquina e comecei a observar seu funcionamento: Coloca-se a quantia em dinheiro (mínimo 2 mangos, mas pode pagar mais se quiser), escolhe o livro e você pega o livro que quiser. 

Acreditei ser essa uma utopia magnifica onde os livros de excelente qualidade são vendidos a preço acessíveis demais e por ser uma pessoa fascinada por utopias, decidi experimentar essa máquina. 

Adquiri um livro de contos fantásticos e confesso que gostei muito, afinal de contas havia pago somente dois mangos nele, e então senti que essa relação amorosa entre meu acervo pessoal de livros e essa máquina havia se iniciado.
No começo nós namorávamos lentamente, um livro de cada vez, uma bitoquinha e nada mais... Até que começaram os amassos e comprava de dois a três por vez, sempre títulos excelentes, fantásticos e lindos. Não demorou para que viesse a selvageria da relação carnal desenfreada de quarto de motel. Teve um dia que comprei 10 livros de uma só vez, e não só levei mais por não ter como carregá-los. 

Como professor, minha carga literária sempre é vasta então ter meu próprio acervo é bem mais viável do que viver numa biblioteca, e quando conheci essa máquina foi amor a primeira vista. Se não acredita nisso, basta observar alguns dos mais de 50 títulos que adquiri EXATAMENTE NESSAS MÁQUINAS ;)

Com exceção de títulos como "A Rebelião das Almas", "13 incidentes suspeitos" e "Cidades de Cinzas", os livros aqui mostrados são todos frutos desse relacionamento doce e sensual entre um homem, uma máquina e seus livros.

Todos livros excelentes, filosofias e contos maravilhosos, eu li cada um deles e digo com toda certeza que foram leituras maravilhosas, outros que também adquiri e não aparecem nas fotos ficaram de fora da fotografia somente por conta da organização do meu quarto que deixo a desejar, são tantos livros que eles ocupam até mesmo minha cama. Mas afinal de contas, o que esperar de um homem que conheceu uma máquina que vende sonhos a 2$ cada?

Essa é uma iniciativa que tomou conta dos metrôs de SP e tem se tornado um sucesso entre os usuários do transporte coletivo. Eu já cheguei a enfrentar fila para usar uma máquina dessas. As possibilidades são as mais variadas possíveis, já encontrei livros de filosofia, artes, ciências humanas, literatura, linguística, futebol, receitas, horóscopo e o que mais você conseguir imaginar!

Se você está lendo isso e for daqui de São Paulo, troque uma nota de dez mangos por dez moedas de um real e corra agora para a estação de metrô mais próxima!!

Um beijo no coração e espero que tenham gostado da dica ;)
Amo vocês <3


________________________________________
Olá, me chamo Iago Victor, escritor, marido dedicado e professor de Literatura, Língua Portuguesa e Língua Inglesa nas horas vagas. De vez em quando toco guitarra e violão e invento de gerenciar um blog, que por sinal amo muito!!

"Eu faço o meu melhor para formar os melhores."  

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário