Museu da Língua Portuguesa - ESPECIAL

Galera, fica aqui nossa homenagem para o Museu que fez parte da vida de muitos estudantes, graduandos e docentes. Eu, em nome da Fixação Literária, gostaria de homenagear esse local de grande prestígio aqui em SP com algumas curiosidades, alguns fatos interessantes e um pouco da história do local. Fiquem aí com um especial sobre esse Museu que sem dúvida ficará na memória dos estudantes que faziam excursões para aprender a mover letras no TouchScreen de forma muito maneira (melhor memória de Língua Portuguesa no ensino médio rs).


Museu da Língua Portuguesa - ESPECIAL

Matéria Original por: Iago Victor


Nem todo mundo conhecia o museu, mas a maioria dos estudantes já passou por ele ao menos uma vez durante o colegial. O museu trazia inúmeras novidades e atrações que envolviam os espectadores de forma divertida e dinâmica, para mostrar que a literatura e a língua portuguesa nem sempre precisam ser chatos.

Eu, na condição de professor, sinto muita tristeza pelo ocorrido e sei que muita coisa não poderá ser recuperada (para bom entendedor, meio index basta) e isso certamente é um prejuízo muito grande para a literatura brasileira. Os acervos foram salvos digitalmente, o que possibilitará a construção de um novo museu. Ao menos uma notícia boa não é...

Bom, vou deixar algumas informações bem legais a respeito do museu. Aqueles que não conheciam, leiam e aproveitem para conhecer ao menos o possível sobre o museu (infelizmente, até uma reconstrução, essa será a maneira :/ ) e para quem conhecia, vamos matar a saudade e descobrir algumas coisas sobre o museu que alegrava todos os amantes de língua portuguesa. (Muitos por sinal!)

1) O museu recebia cerca de 1.500 visitantes por dia. (Fonte: Gerência do Museu)

2) Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$37.000.000,00 (trinta e sete milhões de reais) que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauro do Prédio da Estação da Luz. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.

3) Em pesquisa realizada pela Fio Cruz entre 20076 e 2007 foi considerado o 2º Museu da lista com maior tempo de visitação no Brasil, o 4º Museu da lista de "Melhores Museus para se visitar com amigos".

4) 95,8% dos visitantes afirmavam que retornariam ao Museu para novas exposições (comprovando seu sucesso).

5) Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul!

6) Desde sua abertura, reunia exposições de grandes personagens literários brasileiros, como Machado de Assis (Exposição de 2008-2009) e Grande Sertão Veredas (Exposição 2006-2007).

7) Os ingressos de 12 a 20 de dezembro de 2015 eram gratuitos. Quem pôde visitar o museu nesse período, desfrutou de todo seu acervo gratuitamente.


8) Por conta de um incidente, o uso do "pau de selfie" dentro do museu foi proibido em 06/10/2015.

9) Abrigava o maior acervo linguístico de SP.

10) É um lugar que vai deixar saudades (até sua reconstrução).




















Bom galera, espero que vocês tenham gostado da matéria.
Grande Abraço.

Fonte: Fio Cruz

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário