Letícia Brito - SEMANA DOS ESCRITORES PORTUGUESES

Olá queridos leitores da Fixação Literária!

Matéria Original por: Iago Victor

Galera, hoje nós encerramos o sucesso que foi a Semana dos escritores Portugueses, mas não havia melhor maneira de encerrar esse evento se não apresentando à vocês uma promessa da literatura, uma promessa que até mesmo eu estou aguardando ansiosamente. Para encerrar com chave de ouro, eu apresento à vocês hoje a grande:
Letícia Brito!

Eu já digo logo de cara que a escritora é muito (adicione ênfase aqui) talentosa e elegante, mas como se não bastasse, sua beleza chama a atenção de qualquer um que olhe para ela. Não há como negar que a beleza de sua escrita transpassa os textos e transborda de si própria.

Letícia não é apenas um rosto bonito. Seus méritos na literatura provam isso da forma mais explícita possível! Vamos falar de sua carreira.

Letícia Brito nasceu em Paços de Ferreira, Portugal, em 3 de Dezembro de 1996. É formada em Fotografia e é blogger (ou blogueira, como falamos no Brasil). "Letícia Brito" é o projeto literário que a autora desenvolveu em Junho de 2015, quando decidiu que havia chego o momento de partilhar a sua escrita com o mundo. 

Desde os 10 anos ela tentava imitar a irmã e começou o seu percurso escrevendo contos infantis. Desde 2010 até hoje ela colabora com o Jornal "A Tribuna Pacense", em Outubro de 2015 foi a grande vencedora do Concurso Nacional "Geração Arte" promovido pelo Correio da Manhã, com a prosa "Nunca te arrependas do amor que te deste a quem não te soube amar" - O texto encontra-se disponível no site Ela e Ele e online no CM, bem como sua página oficial. Em Outubro Letícia assinou contrato e a sua primeira obra será lançada nos próximos meses com o apoio do seu Município.

A escritora possui uma escrita irreverente, intimista e romântica, sem tabus, escreve desde prosa a artigos de opinião fortes. É cronista em plataformas de personalidades portuguesas reconhecidas, nomeadamente "Capazes", escreve também no Ela e Ele e no blogue Meu Espaço Literário que é brasileiro.
Sobre o seu livro é:
Um romance de dois jovens, no qual ela dá voz a uma das personagens, é uma história repleta de flashbacks (relembrando o conceito de regressões que já falei em outros livros) e com bastante drama, sobretudo drama - porque a Letícia aborda uma temática forte - aquela que foi considerada a doença do século 21. 
Muitos se perguntam se a história tem conotação pessoal e é algo que ela não me revelou, embora eu a entenda, não teria a mesma graça não é mesmo?  
"Mais do que um romance fictício, é um alerta para a sociedade atual e uma mensagem de ajuda! O nome continua no segredo dos deuses, tenho feito bastante suspense e por enquanto não ouso revelar." - Disse a autora em nossa conversa.
Agora vamos às Minhas considerações sobre a autora Letícia Brito:
Como disse, a vejo como uma promessa para o mundo literário. O que isso quer dizer? Que ela pode - e vai - trazer muita coisa nova e boa para o universo literário. Enquanto pesquisei sobre ela após nossa conversa, conferi alguns de seus texto e digo que vi até hoje poucos que escrevem dessa forma, jogando a verdade na face da sociedade de forma explícita, tal qual muitos escritores preferem não fazer.
A escrita dela, no que se remete a temática polêmica, lembra-me muito de meu primeiro livro, talvez por isso também eu tenha me identificado e profundamente encantado pela autora. Creio que, caso seja possível, que eu esteja no evento de lançamento de seu livro. Gostaria de acompanhar esse lançamento e conferir principalmente que minha aposta no futuro literário está certa. Novos escritores, com essa temática e forma de abordar a ficção inserindo elementos reais e delicados, estão surgindo lentamente. Até agora posso citar alguns apenas e espero que ela seja um dos nomes que revolucione não só a escrita portuguesa, mas que contribua com a literatura como um todo, passos esse que eu mesmo tento todos os dias seguir.
Creio que seu livro, após lançado, será uma total - e maravilhosa - surpresa!
Com muito orgulho, com o sentimento de dever cumprido e com o peito repleto de alegria e paixão eu me despeço, encerrando solenemente a Semana dos Escritores Portugueses. Foi um prazer conhecer e levar nossos leitores a conhecerem novas mentes da literatura. Gostei de trabalhar com um grupo tão seleto e talentoso como é o grupo ao qual hoje faço parte. Não poderia esperar melhor resultado do que o encantamento pela paixão lusitana de sua escrita.
Agradeço a todos os escritores e leitores, e me despeço desejando-lhes muito sucesso.
Eu sou Iago Victor. Que as letras de nossas almas brindem ao universo na premissa de nosso sucesso!

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário