Vencendo o Bloqueio Criativo em Cinco Passos

Muitas vezes os criadores de conteúdo passam por momentos da vida que geram o que nós chamamos de Bloqueio Criativo, que é o momento em que não conseguimos criar ou mesmo pensar em algo.

   O Bloqueio Criativo não afeta somente os escritores, mas afeta também os fotógrafos, os Youtubers, professores, engenheiros, arquitetos etc. Isso porque o Bloqueio Criativo não depende da profissão, pois ele afeta diretamente seu cérebro, te impedindo de continuar aquela história legal que você estava escrevendo ou mesmo te impedindo de ter aquela ideia legal no prédio que você está desenhando. O Bloqueio Criativo pode ser fatal para o seu emprego quando você não consegue superá-lo.

     Esse maldito surge em nossa vida principalmente no meio de uma grande criação e muitas vezes sentimos que devemos parar e deixar aquele projeto de lado, deixando para trás uma oportunidade muito boa.

    Pensando nisso nós da Fixação Literária elaboramos cinco passos que vão te ajudar a vencer o bloqueio criativo:

1 - Tenha uma Playlist variada e que pode te provocar inúmeras sensações.

   As emoções estão diretamente ligadas ao Bloqueio Criativo e a música sempre consegue despertar em nós sensações múltiplas. Uma lista que recomendo é essa que está logo ao lado.

2 - Esfrie a cabeça.

Muitas vezes o Bloqueio Criativo gera stress e isso prejudica ainda mais o nosso trabalho. O certo é você tentar esfriar a cabeça, olhar o projeto de fora e tentar entender o motivo que gerou o Bloqueio.

3 - Tire algum tempo para você.

Quando você está preso naquele universo massante do trabalho, muitas vezes você esquece de si mesmo e acaba se estressando demais, o que gera o Bloqueio Criativo. Tente afastar-se do trabalho por alguns dias, respire fundo, pratique meditação, ponha em prática algum hobbie que você gosta. Quanto mais relaxado você estiver, maior a chance de vencer o Bloqueio.

4 - Observe seu projeto como um espectador e não um protagonista.

Tente observar seu projeto de longe. Imagine que está conhecendo aquele projeto agora e que tudo é novo. Ao observar nessa perspectiva você pode encontrar alguma brecha que você deixou passar antes. Isso funciona também para entender se seu projeto possui falhas ou não, desta forma você consegue entrar em contato com seu lado observador e pode ter novas ideias.

5 - Envolva-se com seu projeto empiricamente.

Se você está escrevendo um livro, tente viver alguma cena do que você já escreveu. Se você é arquiteto, visite algum prédio que você admira e veja na prática como ele funciona. Tenha contato com outros projetos do mesmo gênero, veja o que já deu certo. isso vai te inspirar.

    O Bloqueio Criativo é o maior inimigo dos criadores de conteúdo e por isso vencê-lo é essencial para conseguir o tão desejado sucesso.

    Espero que vocês tenham gostado das dicas. Até a próxima.

Sobre Fixação Literária

Fixação LiteráriaSomos jovens escritores que almejam um lugar nesse vasto campo que é o universo literário e termos a chance de acrescentar na amargura do mundo uma gota de criatividade, duas colheres de elegância e uma pitada de imaginação. Créditos imagem - Mell Galli
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário